quarta-feira, 26 de abril de 2017

O Exército de Gafanhotos e seu Objetivo


O livro do profeta Joel um livro pequeno composto por três versículos, mais de suma importância, um livro profético escrito por um profeta pequeno de acordo com a bibliologia, mais que escreveu coisas grandes inspiradas por Deus. A mensagem de Joel possui um conteúdo espiritual tão profundo que influenciou mais pessoas do que a mensagem de outros profetas de maior expressão nas escrituras. Este livro de Joel é muito lembrado pelo povo de Deus, pelo menos por três grandes mensagens.

·         Um alerta em relação ao grande dia do senhor
·         Um chamado ao quebrantamento espiritual
·         Uma promessa do derramamento mundial do espírito

O profeta Joel também fala do poder destrutivo e devastador dos gafanhotos. O gafanhoto é símbolo de devastação econômica, o gafanhoto é classificado como um inseto saltador que se alimenta exclusivamente de vegetais. Onde pousa uma nuvem de gafanhotos tudo é devastado em poucas horas. O profeta Joel nos fala de quatro espécies de gafanhotos: a lagarta, o gafanhoto, a locusta, o pulgão, em outra versão bíblica (RA) Revista Atualizada, consta: o gafanhoto cortador, o gafanhoto migrador, o gafanhoto devorador, e o gafanhoto destruidor.

·         O gafanhoto cortador é o que se aloja na árvore e vai cortando os seus galhos.
·         O gafanhoto migrador é o que veio de outros lugares causando prejuízo.
·         O gafanhoto devorador é o come as folhas que ainda restaram.
·         O gafanhoto destruidor é o que devasta o pouco que sobrou.
Que o Senhor Jesus nos guarde desses terríveis gafanhotos que vem para nos deixar na miséria!

O exército que Deus enviou contra Israel tinha um objetivo, não era um exército com soldados fortemente armados, com guerreiros, com lanças, com flechas, com escudos e armaduras; era um exército de gafanhotos.
O povo de Israel tinha virado as costas para Deus, então Deus com sua infinita sabedoria enviou o exército de gafanhotos que devastou tudo que o aquele povo tinha, o povo agora esta sem nada e Deus chama Joel para tocar a trombeta do avivamento e colocar o povo de Israel para buscar e se voltar para Deus.

Joel 2: 15 ao17. Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene.
Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento.
Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?

Ao lermos o capitulo 2 do livro de Joel, nós vamos descobrir que ele fala de dois tipos de trombeta: a trombeta que adverte o povo para vinda do Senhor (Jl: 2: 1), e a trombeta que convoca o povo para um ajuntamento espiritual (Jl: 2: 15). Podemos entender que, antes que soe o toque da trombeta do arrebatamento da igreja, Deus conclamará o seu povo ao avivamento. Acredito que o Senhor operara um grande avivamento mundial antes do arrebatamento da sua igreja.

·         O chamado para o avivamento

O senhor convoca o povo para um grande ajuntamento espiritual, acompanhado de jejum, oração e um profundo quebrantamento por parte de todas as pessoas. Este ajuntamento solene deve envolver crianças, jovens e anciões.
Em 2Cr. 7: 14, o Senhor nos da à receita do avivamento, dizendo: E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

O povo agora começa a se achegar a Deus e as coisas começam a mudar. Devemos atender ao chamado do Senhor para o avivamento, tanto pessoal como coletivo, e seguir a sua receita espiritual para o avivamento a qual consiste em: quebrantamento espiritual, humilhação na presença do Senhor, oração incessante, arrependimento sincero, conversão genuína e renovação do nosso amor para com o Senhor. E então podemos nos alegrar porque o Senhor restituiu os anos que foram consumido pelo gafanhoto, a locusta, o pulgão e a lagarta o grande exército que enviou contra o seu povo. (Jl: 2: 23 ao 25)


Que Deus te abençoe rica e poderosamente através desta palavra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário