quinta-feira, 15 de junho de 2017

Os Quatro Tipos de Solo do Coração Humano


Nós vamos aprender, por meio deste texto sagrado, que Jesus comparou o coração a um campo ou terreno em que a semente é lançada; os frutos que a semente produzira dependera do tipo de solo que for o coração. Jesus falou do solo a beira do caminho, do solo rochoso, do solo cercado de espinhos e do solo fértil.

O Solo a beira do caminho
O solo a beira do caminho, representa um coração divido, que não esta inteiramente no caminho (MT 13.19). Em 1RS 18.21, o profeta Elias fez uma pergunta ao povo: “Ate quando coxeares entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porem o povo lhe não respondeu nada”. Não podemos ter o coração dividido; precisamos servir inteiramente ao senhor.

De acordo com MC 10.46-52, o cego Bartimeu vivia a beira do caminho; entretanto, após ter um encontro com Jesus, e ter os seus olhos abertos, ele passou a seguir Jesus no caminho.

Em JO 14.6 Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao pai se não por mim”. Não podemos viver a margem do caminho; precisamos andar no próprio Caminho.
.
O Solo rochoso
O Solo rochoso ou pedregoso representa um coração endurecido. São pessoas que acreditam apenas em coisas superficiais, pois não a solo fértil para as raízes penetrarem (MT 13.20-21). De acordo com MT 13.15, Jesus encontrou um povo com o coração tão endurecido, que ele citou o cumprimento da profecia de Isaias, dizendo: ”Porque o coração dest5e povo esta endurecido, e ouviu de mal grado com seus ouvidos e fechou os olhos, para que não veja, e ouça com os ouvidos, e compreenda com o coração, e se converta, e eu o cure”.

De acordo com 1SM 25.37, Nabal era um homem muito rico;  porem, o seu coração era tão insensível para com as necessidades das pessoas que, ao final de sua vida , o seu coração ficou como pedra.

Em EZ 11.19-20, o senhor promete fazer um verdadeiro transplante espiritual no coração de pedra das pessoas, dizendo: “E lhe darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei um coração de carne; para que andem no meus estatutos , e guardem os meus juízos , e os  executem ; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus”.

Solo cercado de espinhos
O Solo cercado de espinhos representa um coração sufocado pelas preocupações deste mundo (MT 13.22). Os espinhos tentam embaraçar as plantas, para que não cresçam e se desenvolvam. Em HB 12.1, o escritor sagrado afirma que devemos nos desembaraçar de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, correndo com perseverança a carreira que nos esta proposta.

Em 2TM 2.4, Paulo afirma que o cristão, como soldado que é, não deve viver embaraçado com os negócios desta vida.

Em LC 21.34, Jesus advertiu a todos nos, dizendo: ”E olhai por vos, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vos de improviso aquele dia”.

Solo fértil
O Solo fértil representa um coração preparado e sensível a palavra de Deus. Um coração que possui um solo fértil e um coração frutífero e abundante (MT 13.23). Um coração com solo fértil e aquele precioso campo cheio de lentinhas que Samá defendeu (2 SM  23.11-12 ).  Precisamos defender o nosso coração de todo ataque do inimigo.

No SL 119.11, o salmista disse: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar conterá ti”.

Em LC6. 45, Jesus disse que: “O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundancia do seu coração fala a boca”.  Que o senhor guarde o nosso coração, e que o nosso coração seja um deposito das bênçãos do senhor (FP 4.7).

Conclusão

Em PV 4.23, Salomão nos deu um sábio conselho, dizendo: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às saídas da vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário